Ir para o topo da página Ir para o conteúdo principal Ir para o fim da página

Confira este post da GERU

Crédito: aliado ou inimigo?

[Crédito: aliado ou inimigo?]

Em diversas situações as pessoas se veem enroladas em dívidas e muito disso se deve à falta de informação ou desorganização, mas o crédito é o verdadeiro vilão das finanças pessoais? Falta de planejamento e produtos de fácil acesso com juros altos podem ser apontados como os motivadores da má fama do crédito, mas nem sempre tomar crédito deve ser enxergado como um movimento desesperado.

O crédito automático é considerado um grande vilão porque eventualmente oferece ao cliente um poder de compra superior à sua renda, o que pode gerar um grande endividamento a curto prazo. Segundo uma pesquisa do SPC, os grandes responsáveis pela inadimplência no Brasil são o cartão de crédito e o cheque especial, que têm alguns dos juros mais altos do mercado, chegando em alguns casos a 300% ao ano. No final de junho do ano passado, a somatória do saldo devedor do rotativo do cartão de crédito atingiu o recorde de R$33,122 bilhões no país e somente em 2015 a modalidade cresceu 16,6% e o uso do cheque especial 12,2%. A inadimplência dos brasileiros também está ligada ao atraso nos pagamentos de empréstimos em bancos e financeiras, que são apontados por 76% dos consumidores como o motivo por estarem com o nome sujo

O perigo no uso desses dois recursos está no descontrole na hora de consumir, já que é importante ter em mente a capacidade de pagar o total da fatura, não apenas o mínimo, girando uma verdadeira bola de neve. Para evitar que o cartão e o cheque especial sejam os grandes vilões do seu orçamento, é importante se questionar sobre toda e qualquer compra e juntar dinheiro para pagar à vista, evitando que as dívidas se acumulem de maneira rápida.

Muitas vezes é essencial se afastar do cartão de crédito e diminuir o limite do cheque especial para ter uma relação mais saudável com suas finanças. A medida parece extrema, mas especialistas acreditam que esse seja o caminho para retomar as rédeas das finanças, já que esses recursos só devem ser usados por quem tem extremo controle e consciência de sua renda mensal ao fazer comprar ou fazer pagamentos. Uma dica interessante é no final de semana sacar o valor que você poderá gastar e deixar o cartão em casa. Assim terá um melhor controle do uso da moeda e se manterá dentro do orçamento planejado.

Mas o crédito também pode ser um grande aliado e em muitas situações contribui para o crescimento e desenvolvimento. No Brasil temos deficiência básica de educação financeira que faz com que as pessoas não consigam entender a relação com o dinheiro de uma maneira saudável, então tomar crédito é visto algumas vezes como uma atitude extrema que deve ser pensada apenas em último caso, mas a verdade é que um empréstimo pode ser o início de um sonho, pode financiar um projeto que traga mais renda no futuro, especialmente quando o empréstimo “cabe no bolso” do tomador. Fazer uma reforma, comprar um carro, tirar férias, investir em um negócio, fazer uma festa de casamento, até mesmo refinanciar dívidas são apenas algumas das possibilidades quando o processo é feito de maneira consciente, depois de um planejamento e pesquisa de melhores taxas.

Atualmente, plataformas online como a Geru, que oferece empréstimos pessoais com taxas mais justas que variam de 25 a 80% ao ano de maneira totalmente personalizada, são uma forte tendência na modalidade de crédito pessoal direto, sem a necessidade de recorrer ao banco para conseguir o valor necessário. O sistema online é uma inovação e excelente opção porque, com a velocidade da informação e a conectividade, contatos digitais não interrompem as atividades diárias e garantem a privacidade do tomador de crédito, além dos juros serem muito mais justos do que de alguns produtos bancários. Com tecnologia, a plataforma online conecta o tomador de crédito ao investidor com rapidez e simplicidade.

Aproveite para conhecer mais sobre o crédito pessoal direto da Geru: www.geru.com.br

Autor: GERU

A primeira plataforma Brasileira de empréstimos totalmente online oferecendo juros menores, transparência e satisfação garantida sem sair de casa.

Mais posts

Comentários

Participe da discussão

Posts Relacionados