ícone

Faça suas contas

Analise sua situação financeira presente e futura, para não ser pego(a) de surpresa pelas parcelas. Nunca assuma uma dívida cujas parcelas sejam superiores a 30% do seu salário. Tenha certeza de que o empréstimo que você está fazendo cabe no seu bolso.

ícone

Cuidado com as condições

Leia atentamente a proposta de financiamento. Exija que todas as tarifas sejam demonstradas claramente, seguros e outros serviços do gênero são opcionais. Atenção ao prazo, quanto mais longo, maior a fatia dos juros.

ícone

Compare

Pesquise antes de contratar um empréstimo. As melhores taxas e condições podem não estar no banco em que você tem conta, conheça outras alternativas.

ícone

Exija formalização

Você deve receber o contrato do empréstimo. O seu contrato deve ter todas as condições do negócio e o nome das partes, ele deve ser entregue ou disponibilizado de forma eletrônica.

ícone

Fuja dos agiotas

O agiota cobra juros abusivos e exerce de forma ilícita atividade similar à de um banco ou de uma financeira. Você não tem nenhum direito quando trata com agiotas, evite.

ícone

Tenha com quem falar

Tenha certeza de que você tem bons canais de atendimento junto à instituição ou correspondente bancário. A facilidade para emitir faturas e esclarecer suas dúvidas é importante.