ícone

Controle suas finanças

Faça suas contas, não comprometa mais do que 30% de sua renda com dívidas. Não deixe de levar em conta despesas já comprometidas como por exemplo compras parceladas, financiamento de veículos ou imóveis.

ícone

Use crédito de forma consciente

Usar produtos de crédito e pagar suas obrigações em dia é uma receita para melhorar seu crédito. As instituições e as agências de crédito mantém os seus dados e isto conta pontos para você.

ícone

Mantenha seu nome limpo

Evite se tornar inadimplente em suas obrigações. Uma falha, mesmo no passado, pode piorar seu crédito por muitos anos. Preste atenção, contas de consumo (água, luz, telefonia, TV por assinatura) não pagas também sujam o seu nome.

ícone

Não "empreste" seu nome

Nunca permita que outra pessoa use seu nome ou seu cartão de crédito. Não assine contratos como fiador/avalista se não tiver conhecimento e confiança absoluta no contratante principal ou se não tiver relação nenhuma com o negócio a ser contratado.

ícone

Informe dados corretamente

Ao solicitar um empréstimo seus dados serão verificados. Inconsistências podem prejudicar a avaliação da sua proposta pela instituição que irá financiá-la. Caso se mude, informe seus credores, isso evita a perda e o recebimento em atraso de faturas.

ícone

Não pague juros altos

Não use o cheque especial ou o pagamento parcial do cartão de crédito para pagar suas obrigações, são modalidades caras. Procure quitar suas dívidas o quanto antes, comece eliminando primeiro as mais caras, ou substituindo-as por mais baratas.